APMP apoia campanha de estímulo à cidadania fiscal “Declare o Bem no seu Imposto de Renda”

Saiba como destinar parte do seu Imposto de Renda (IR) para projetos paranaenses em benefício das populações mais vulneráveis
16 de dezembro de 2020 > Gerais

Neste ano de 2020 a APMP realizou e apoiou campanhas que tinham como propósito auxiliar a população mais vulnerável do estado do Paraná que foi afetada, de alguma forma, pela pandemia da COVID-19. Em continuidade a essas ações de solidariedade, a APMP apoia a campanha “Declare o Bem no seu Imposto de Renda”, realizada pelo Instituto GRPCOM, Grupo Marista, Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Grupo Brasil de Empresas de Contabilidade (GBrasil) e que recebeu o apoio de outras 30 organizações. 

Segundo a pesquisa realizada pelo Instituto GRPCOM com Organizações não Governamentais (ONGs) de todo o Paraná, entre os meses de março e outubro de 2020, 35% das ONGs pesquisadas precisaram suspender suas atividades, e 41% correm o risco de não conseguir se manter financeiramente nos próximos meses, o que deixaria mais de 130 mil pessoas desassistidas.

Observando esse contexto, surgiu a campanha, que vem recebendo apoio de diversas empresas e organizações de todo o estado a fim de estimular a cultura da doação e aumentar de forma relevante os números dessa destinação.

Destinar para Transformar

Todos os anos, empresas e Pessoas Físicas precisam declarar o seu Imposto de Renda (IR). Parte desse valor pode ser destinado a projetos e fundos que transformam a comunidade nas diversas causas possíveis. Neste ano, considerando os impactos da pandemia, as destinações tornaram-se ainda mais importantes para as organizações sociais, que foram amplamente impactadas.

Como fazer a destinação

Até o último dia útil com expediente bancário, 30 de dezembro, as empresas que são tributadas pelo lucro real podem destinar até 9% do seu IR nos fundos e projetos aprovados em conselhos de direitos de sua cidade, estado ou país. Já pessoas físicas podem destinar 8%, sendo necessário guardar o recibo oficial que comprova a destinação até utilizá-lo no momento da sua declaração. 

Portanto, os associados interessados em realizar esta destinação de seu IR podem consultar um Guia com orientações, desenvolvido pela campanha. O “Guia de destinação fiscal: saiba como declarar o bem no seu imposto de renda” pode ser baixado no site da campanha clicando aqui.

O portal da campanha disponibilizou todas as informações em um só lugar para auxiliar as empresas e pessoas que querem fazer a destinação de IR. Além disso, existe um espaço em que as ONGs podem expor seus projetos aptos a capturar recursos incentivados. 

Para a associada Karina Anastácio Faria Moura Cordeiro, Promotora de Justiça que atua na Promotoria de Justiça das Fundações e do Terceiro Setor de Curitiba, a campanha é promissora, e o grande número de apoiadores deve-se à nobreza da causa: “O Terceiro Setor passa por um momento difícil, causa alegria verificar que diversos segmentos da sociedade visam ajudar as organizações sociais através da destinação do imposto de renda. O incremento das doações, via renúncia fiscal, direcionadas aos fundos de direitos possui grande potencial para melhora do atendimento da população vulnerável do nosso Estado”, diz. 

Para conhecer mais sobre o projeto, acesse: http://programaimpulso.org.br/declareobem/

Links úteis sobre a campanha:

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.