ENERGIA SUSTENTÁVEL – APMP utiliza energia solar contratada de usina solar fotovoltaica

Iniciativa faz parte do projeto de responsabilidade socioambiental da Associação
23 de julho de 2021 > Gerais

Recentemente, a APMP implementou mais uma mudança significativa em suas sedes, seguindo a nova política de responsabilidade socioambiental. Agora, a sede de Curitiba da Associação conta com créditos de energia solar de usina solar fotovoltaica.

Desde o início da gestão, em agosto de 2019, a Diretoria da APMP analisa formas de implementar iniciativas autossustentáveis em suas sedes, buscando gerar menos impactos ambientas e reduzindo custos financeiros. Neste ano de 2021, após estudo de vários modelos de sustentabilidade energética, a APMP firmou contrato com a Usina Engem Passaúna, para fornecimento de energia solar à sede de Curitiba.

O grande benefício desta modalidade de contrato é a economia na fatura de energia (entre 8% e 12% ao mês), sem investimento algum por parte da APMP. Ao final de um ano, o desconto representa praticamente 1 mês de consumo. Desta maneira, a previsão é que, neste primeiro ano de contrato, a redução seja de no mínimo R$ 9.950,00 nas contas de luz da Associação.

Os benefícios ambientais são ainda mais significativos. Até o momento, desde o início do contrato (março de 2021), com a energia gerada na usina contratada, deixou-se de emitir aproximadamente 40 toneladas de gás carbônico (CO2) e consumir 15,78 toneladas de carvão, o que seria equivalente a plantar 110 árvores.

O Sócio Diretor da Engem, Felipe Martini Pessôa, enfatiza a importância da forma como a energia é gerada. “Por estarmos gerando esta energia de forma limpa, evitamos a emissão de CO2, pois deixamos de consumir das termoelétricas (poluentes), principalmente em tempos de estiagem”, ressaltou. 

A usina fica localizada em Araucária, Região Metropolitana de Curitiba, e é composta por 184 módulos fotovoltaicos de 440W cada, totalizando uma potência instalada de 80,96kWp. 

Como funciona esse serviço da usina solar fotovoltaica?

O contrato funciona com a compensação de créditos, que é homologada pela ANEL. Desse modo, a usina gera energia e direciona para rede da COPEL, porém, antes de entrar na rede da Companhia Elétrica, há um medidor em nome da Associação. Esse medidor contabiliza a energia gerada em kilowatts/hora e esse crédito é abatido da fatura da APMP. 

A Usina em breve firmará parceria com a APMP e disponibilizará serviços com descontos especiais aos associados. 

Confira abaixo fotos da usina. 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.